30 de mar. de 2015

Guerreira do Gelo toma café ou chocolate?!


Sentei para escrever este post para uma sobrinha querida, que aniversariou ontem e está fora do Brasil estudando lá pelas Alemanhas. Aliás, dizer  Alemanhas, denuncia a minha idade  de quem cresceu, viveu e envelheceu vendo as Alemanhas separadas, mas teve a felicidade de assisti o muro cai. Para minha surpresa descobri que não sei se Iris prefere café ou bolo, mas com certeza na casa delas sempre tem café e bolo, aliás uma fartura de coisas gostosas!

Iris, minha Guerreira do Gelo, com seu jeito delicado, carinha de frágil e de  princesinha, que contrariando todos os esterótipos está morando sozinha do outro lado do mundo, pegando metrô, aprendendo a se virar, estudando e se aplicando muito! A irmã Laíse,  nossa Lalai, não faz por menos aqui no Brasil, ambas serão engenheiras aplicadas em distintas áreas.

Nem toda menina com cara de "patricinha"  foge do pesado.  Elas aprenderam o valor do trabalho como Pai Luca, que era de luta e trabalho  e  a mãe Ângela, grande educadora.  Ângela é a famosa tiaZei das minhas filhas,  que nunca parou de estudar ou trabalhar! Luca nos deixou cedo, mas fez seu legado e ensinou as filhas o significado de trabalhar com dignidade.

Zei é uma figura impar, amante da matemática e da didática, gestora escolar competente, hoje especialista no ensino com libras e ludicidade. Com  paciência, dedicação e amor lutou pela saúde do companheiro até sua partida e mantém viva a sua imagem  no coração e memória das filhas.

Ontem, Zei cruzou o Atlântico para abraçar a e filha e a irmã Lalai, não foi por conta das aulas e porque, justiça se faça, recém chegou de lá, onde passou um tempão ao lado da irmã-  como se diz por cá, são "unha e carne" e os Bezerra, assim como os Andrade, são farinha do  mesmo saco!

As minhas filhas, são todo amor por estas meninas e tratam estas primas como sobrinhas. Na família os primos mais velhos se portam assim junto aos mais novos. Cuidam, zelam e admiram estas primas e as meninas a elas. Ontem até tomaram bolhas de Chandon por Iris!

Minha guerreira do gelo, dos motores, da coragem de enfrentar uma cultura tão dispare da nossa, sou todo orgulho e me junto a sua irmã, mãe, tios, e primas nesta singela homenagem cheia do calor do meu coração, dos cores vibrantes de orgulho e respeito.

A você dedico meu café e bolinho, aliás para as meninas de Luca - Zei, Iris,  e Lalai, mando um abraço quente, forte e generoso como vocês!


Iris, Lalai, Lalai e Iris, a ordem não importa porque é tudo uma coisa só!



Ângela, a mãe!



Revisa Circuito

26 de mar. de 2015

Com quem você divide o café e as suas confidencias


O meu amigo Zito desejou bençãos a nossa família pela convivência feliz e misturada entre o ex-maridos, mulheres, filhos e irmãos e agregados, que mantém uma união saudável  por longos anos . Hoje, ao receber um e-mail do meu ex-marido Tom antes  com a minha declaração de Imposto de renda feita e já me dizendo o que tenho a pagar e receber, vejo o quanto somos abençoados por esta feliz relação.

Tom, com quem casei fazem 40 anos em setembro, faz de boa vontade a minha declaração anual e, portanto, sabe o quanto ganho e como gasto o meu dinheiro. Conheço casais que se quer sabem os rendimentos um do outro.  Assim constato que eu Tom somos amigos, irmãos e salvo as filhas, se quer lembramos que fomos casados.

Agrego a este fato,  um momento de muitas risadas - um bolinho de aniversário publicado no Facebook de Neide, a terceira ex-mulher de Tom, onde dentre os que lhe felicitou pelo aniversário, estávamos eu e Fátima - receptivamente a primeira e a segunda mulher de Tom. Neide respondeu que dizendo que formamos um clube das EX!

...ou Tom é bom na escolha ou nós tivemos sorte! Fico com a segunda opção e dou salvas para nós 3 e só não incluo a atual namorada dele porque ainda não conheci e o farei em breve!

Neide, de quem hoje lhes falei, é uma figura impar e dona de coração enorme.Neyde, mãe de Lip - Dr Felipe Leiro , em breve, sempre será a boadrasta das minhas filhas! A ela sou grata pela cumplicidade  com as minhas filhas. Para os que leram , lembro que é a tia de Zeza  - aquela de alguns posts atrás. ela é a tia que assumiu com garra os sobrinhos que perderam prematuramente a mãe.

Assim, nossa vida é farta de oportunidades,sorrisos, problemas e soluções e segue seu rumo como  rio de curvas, corredeiras, cachoeiras e trechos de calmaria, mas abordo do barco sempre tem um bom café!



Fátima  com ares de verão

 Agnes e Cissa, nosso elo de união

Tom.


23 de mar. de 2015

chove lá fora, meus olhos transbordam e um café aquece meu coração


A casa é nova, mas os hábitos são antigos. Um café quente me conforta enquanto aguardo uma trégua da chuva para plantar as novas mudas no jardim. Na TV um especial de Caetano Veloso faz transbordar meus olhos de água salgada que vem da saudade boa dos tempos passados ..."alguém cantando longe daqui".

Não sei se me demorei nas lembranças, mas percebo que o sol abriu e as flores também. Simples, singelas e generosas e me lembrando que felicidade é opção. Basta escolher para ser feliz. 

Chuva, café, Caetano, Sol, flores. Tudo de bom num domingo despretensioso que  não "deixa de querer conquistar uma coisa qualquer em você, o que será?"

Passo pela sala rumo ao jardim e vejo as fotos de Salvador, que fará 466 anos no dia 29. Fotos da Salvador da minha infância e de antes de mim, digo  - "Minha cidade é linda demais, minha cidade é linda de ver". Concluo que hoje moro em Abrantes, mas Salvador terá sempre meu coração. A cidade onde vivo e trabalho, rezo e peco, se pecado existe, diariamente!

Vou a varanda e meu coração passei pelo futuro jardim , mas o café quente e a voz de Cae ecoando nos versos me fazem pensar, "quem é você? Quem é recôncavo (recôncavo baiano)  e não é reconvexo!

Eu? como diz Cae - "Quero que você venha  comigo?"

EM TEMPO - acaba de chegar de chegar do Além Mar, Portugal , via o querido Zito Azevedo, uma foto do Abrantes de lá e que segue abaixo.

Agora Zito, meu coração é de Abrantes também!








EM TEMPO:MAL POSTEI E MEU FIEL E QUERIDO AMIGO ZITO ME BRINDOU COM ESTA FOTO DE ABRANTES EM PORTUGA, MAIS UM ELO DE LIGAÇÃO COMO O ALÉM MAR

18 de mar. de 2015

Café completo


Esta semana perguntei num post do Facebook com quantos pais e mães se faz uma família?

A foto abaixo  é da família das minhas filhas Agnes e Cissa e da esquerda para direita estão Agnes, Cissa, Raphael, Cacau e Carol e a pequena Letícia e são respectivamente as minhas filhas, o irmão Raphael, filho do pai delas com Fátima, Cacau e Carol, filhas de Fátima com Ivo e a pequena Letícia, filha de Carol. Esta foto foi tirada na casa de Cissa, num jantar feito por Fátima -a segunda mãe dela!






Estive presente ao jantar, mas pouco colaborei porque convalescia de uma forte gripe no quarto da Cissa.  A nota engraçada é que no apartamento só tem uma cama de casal e um sofá para visitas, eu e Fátima dormimos juntas. Nós que já tivemos o mesmo marido, dividimos a cama por 2 noites!

Estas misturas de famílias são salutares e absolutamente comuns  nos tempo modernos, quando a vida se reorganiza após as separações. Nem eu e nem Fátima estamos mais casadas com Tom, o pai de Cissa e Agnes e Raphael. O importante é a amizade, os laços criados e os risos dobrados.

Minhas filhas são felizes com seus muitos irmãos e, nesta noite especial , com casos e causos contados e recordados demos muitas e boas risadas acompanhados de bom espumante, boa comida e claro, cafezinho!


5 de mar. de 2015

Café expresso: Niver de Agnes

Amanhã é niver de Agnes Bezerra , a minha filha mais velha, que  como a mãe gosta de cafezinho!
Que saibam todos do meu amor, carinho e respeito por ela.
Que ela possa continuar a conquistar com galhardia, trabalho e alegrias suas metas.
Que seu caminho continue salpicado de sorrisos, cumplicidades, amor e fraternidade.
Ave Agnes cheia de sorrisos, as acácias estão douradas para você!