23 de set. de 2015

O gosto que veio antes de tomar o café.

Em 1910 meu bisavós José  e Idalina Victor de Deus abandonaram a cidade de Ribeira do Pombal com seus muitos filhos fugindo  da pior seca do século.
Tinham dinheiro, emprego e bens,  mas de nada adiantava porque não  havia o que comprar ou como produzir para sustentar a sua família.  Venderam o que foi possível,  puseram  os filhos em caçuás e caixas de madeira no lombo de burros e levaram  o que tinham em provisões  rumo a Alagoinhas  e, nunca mais voltaram para rever o que deixaram. 

Hoje  de volta de um trabalho no campo e embalada pelas lembranças  das histórias e estórias  da minga vó  Celestina  - Tinda fiz este mesmo caminho passando pelas mesmas cidades.
A paisagem que passava lá  fora, os facheiros,  a barriguda começando a florir,  o sol forte do primeiro dia de primavera,  tudo se misturou na minha mente e coração.
Senti da saudade de minha vó,   das suas estórias,  das cantigas de ninar que aprendi e cantei para as minhas filhas e sem nem imaginar que andaria pelas mesmas paradas.
 
Fico feliz em ter um patrimônio de memórias  que ainda me fazem rir ou chorar a depender da hora ou lugar.
Neima Oliveira, Neiva Costta, Walney Oliveira e os bisnetos João  Manuel,  Lena Vitória,  Joana Oliveira, Cissa Bezerra e Agnes Bezerra gostaria que estivessem comigo,  lembrei de todos e de minha mãe e tia Vevé.

Bjs meus queridos, que a primavera me traga com mais frequência à mesa do cafeebolinho. 

13 de set. de 2015

O último cafezinho do dia.

Boa noite, escove os dentes e sacuda a alma antes de dormir.!!!

Nunca esqueça de se preparar para dormir... relaxe, vibre, ore, ouça boa musica, respire ou fique em silêncio,  contanto que separe este momento do resto do dia, que já passou.

Se for pensar no dia, sugiro que faça uma revisão e se comprometa a mudar no que já lhe for possivel e melhorar, a cada dia. Feito isto, relaxe e se entregue.
Votos de uma noite de paz!
#floresbrancaspelapaz