Por necessidade, todos grupos tem regras e uma delas é comum a todos - respeito ao direito autorial! Só publique o que for seu. Outras regras dizem respeito ao foco do grupo como Fotógrafos da natureza, onde a natureza deve ser o principal enfoque da foto. Podem até ser discutíveis: Como o que é de fato natureza? por que não envolver o humano e a sua interferência na paisagem?.
O fato é que , em sua maioria, as regras buscam preservar o sentido de existência do grupo e dá equidade de oportunidades. Alguns limitam a quantidade de postagem, isto para permitir que possamos admirar o que se publica, senão num dia não daríamos conta de vê-las e gostamos de vê-las!
Boa parte deles atribuem selos e certificados aos fotógrafos e para tanto, se pautam na quantidade de pessoas que gostam das suas fotos,estabelecendo níveis de incentivo inciante, top, master etc; muitos publicam pelo prazer de compartilhar e outros em busca dos selos e reconhecimento.
O imponderável começou acontecer a estes grupos, um artifício vem sendo criado para que as pessoas se sintam motivadas a voltar a algumas fotos, seja para responder a uma pergunta feita com título da foto, seja por uma provocação do tipo - o que é isto? assim uma foto, independente de ser gostada, passou ser muito vistada ou comentada. alguns chegaram a prometer pequenas mimos. Do meu lado, me ponho a conversar com meu cafezinho e a pensar no sentido de tudo isto.
Novas regras foram estabelecidas pelos administradores que passaram a excluir este tipo de publicação! Duas vertentes de imediato se estabeleceram e começa correlação de forças, os que criticam os administradores e os chamam de ditadores e os que concordam! Eu vejo verdades parciais em ambos discursos:
Creio que a existência de regras é um
imperativo ao bom funcionamento e, que , de fato há abusos que provocam
comentários e curtidas por meio de artifícios. Fico me
perguntando para que servem as curtidas e selos e certificados advindos
desta prática. Que prazer haverá nisto! Neste caso, a regra apenas externa a
inutilidade da prática e a acho correta.
Também penso, que por sermos um coletivo e por haver espaço para publicação, não há exageros em publicar ponderações, solicitações e/ou sugestões do como resolver, sem partir para imposição imediata. Todos participar da construção e reflexão.
Há um espaço para publicações, perguntas e até arquivos, desde que desvinculadas das imagens ,senão estaríamos associando comentários a uma imagem que pipocaria em comentários!
Saibam que ao fazer esta reflexão faço-a por ser a minha pratica e não por ser uma amadora de poucos clicks e admiradores, ou por não conhecer em profundidade as técnicas. Antes disto, defendo que foto é olhar, sensibilidade e desejo de imortalizar o momento.
Em nome da beleza e do prazer peço que façamos uma reflexão coletiva e sem extremos de ambas as partes e assim, sairemos bem na foto!
Votos de paz e
bem
Nouredini.’.
Nouredini.’.
Flores brancas pedem paz á sombra da pitangueira na Casa da Fraternidade
#floresbrancaspelapaz
Cogumelos aproveitam a brecha entre o batente e a calçada e estabelecem sua moradia temporária
Fotografar é, em suma, preservar...Preservar coartando o direito de partilhar, é egoísmo, "tout court"!
ResponderExcluirBjs
Zito
CONCORODO E BJS SAUDOSOS DE UM CONVIVÊNCIA CONSTRUÍDA DE NUM NOVO NOVO DE VIVER
ResponderExcluir