28 de out. de 2014

Café com a professora.


A semana começou pontuada de vitórias seja no plano pessoal, seja como cidadã. Com muita luta, sacrifício e dedicação a minha filha Agnes terminou a dissertação de Mestrado, que devido a percalços de saúde pensamos que não cumpriria em tempo.

A sua dissertação dedicada a educação, adminstração e gestão social bem retrata uma mistura de ingredientes que deu certo, onde ela juntou sua formação de comunicação social, relações publicas, educadora  num baticum da educomunicação – uma mistura que vai "Do giz ao Byte".

Apaixonada pelo que faz, fez seu caminho e criou seus espaços, fazendo do trabalho um prazer e colocando a comunicação a serviço da educação. Tornou-se professora, produtora de conhecimento e formadora de pessoas.

Nesta trajetória e como sempre, contamos com muitos da família, com destaque para a vó Célia Gil, o vó Zé na hora do inglês, o vô Vavá, A tia Neima, as tias Gal e Ana, tio Cado que lhe deu guarida, irmãos,o pai e a mãedrasta Fá e eu, além da presença e do amor incondicional da irmã e também professora Mestre Cissa, a quem chama de Lili.

Reproduzo aqui e sem modéstia alguns trechos do agradecimentos, que tocam a mim e aos mais chegados: "Aos meus pais, por serem o meu porto seguro... tenho a certeza de que posso me jogar nas aventuras mais loucas, pois sempre terei um lugar para voltar.
Meu pai, você me ensinou a ver beleza no simples. Você sempre será o meu “grilo falante”! Tudo o que faço é para retribuir todo o seu amor e dedicação. Minha mãe, Heide, você me ensinou a ser guerreira, a não desistir das lutas. Com você aprendi que sempre é tempo de recomeçar. Acredite, só cheguei até aqui por conta desse aprendizado. Minha mãe, Fátima, obrigada por ter me
querido como filha. Você não imagina o quanto foi referência para mim durante esse processo... com você aprendi que amor de mãe pode vir também do coração.
Às minhas irmãs Lola, Cacau e ao meu “bororô”, Rá, por me ensinarem que com vocês jamais serei solidão. À minha irmã, amiga e parceira das aventuras da vida, minha Lili, o meu coração fora do corpo. Agradeço, simplesmente, por
você existir, por ser minha vida, por sempre segurar minhas mãos... Seguiremos juntas sempre.
A toda família, meus tios(as), primos(as) e sobrinhos(as) por serem minha base, minha história e pelo amor que sentimos uns pelos outros. À tia Gal, por ser sempre uma mãezona, o “furação” mais doce do mundo! A tia Ana, por ser coração, cúmplice e colo sempre. A tia Neima, por sempre incentivar os estudos e estar presente em todos os momentos de nossas vidas. A meu tio
Cadito, em quem sempre encontrei colo de pai e escuta de amigo, você é fundamental para as conquistas de meus sonhos"

Me tocou profundamente a sua dedicatória a vó Célia, que bem poderia ser minha. Com D. Célia aprendi boa parte do que sei e nela me espelhei por muitas vezes. Também me emocionou  a lembrança da prima/irmã Samantha e da amiga Goretti que não partilharão deste momento, mas o quanto estiveram conosco nos marcaram para sempre: - "À minha vó Célia que me ensinou,
através dos livros e da contação de histórias, que mundo era muito maior que a nossa rua.
À Sam e à Gó, com quem aprendi que é necessário viver cada dia como se fosse o último."

As meninas cumpriram a promessa e me presentearam com 2 títulos de Prof. Mestre no mesmo ano. Muito, muito mesmo para mim. Fiz pouco e recebi muito e sou grata por ter alcançado este momento.

A outra vitória da semana compartilho com ambas, aliás com todos brasileiros, asseguramos a continuidade das politicas públicas no Brasil, inclusive as de educação, com eleição de Dilma para mais um mandato.


Eita, semana porreta e cheia de alegrias. Haja café para comemorar!





Agnes em momento festivo
                                                             
          Cissa, quando fez a sua pesquisa em NY City, a irmã escudeira

Por todo meu povo  esperança de dias melhores com #Dilma13

5 comentários:

  1. Eu não colocaria a alegria autêntica e visceral pelos cometimentos filiais no mesmo nivel da reeleição de Dilma que, num lampejo de lucidez, prometeu MELHORAR...Terá que ser bem melhor, pois tem metade do Brasil olhando de lado! E, ela reconhece que algo vai mal, já que carece melhorar!
    Adorei o texto da sua filhota, num dos momentos mais felizes do que será a sua decerto longa existência...Feliz de quem tem tanta gente a quem amar e é, ela própria, depositária de tanto carinho...Amiga, você tem a obrigação de se sentir nas núvens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tão leve que devo estar pesando menos que travesseiro de penas! Além das meninas e da Fraternidade vocês amigos, em especial vc, completam a minha alegria.
      Beijos festivos!

      ResponderExcluir

      Excluir
  2. Olá Noredini!

    "Eu venho de Combóio..." chego sempre com atrazo!
    Mil rógos de perdão!

    Mas estou aqui de xícara de café ao lado, para junto com o seu perfume lhe enviar um abraço forte, felicitá-la como mulher riquíssima que é, sendo mãe de duas filhas maravilhosas, são dois tesouros. Que a vida as recompense pela luta que encetaram e venceram, com trabalho, esforço, e dedicação. E que a Nouredini viva muitos, muitos anos, para as ver felizes.
    "Mantive o abraço, só agora abri os braços."
    E ainda uns beijinhos.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida,
      seu carrinho e dos amigos daí fazem os meus dias serem ainda mais felizes!

      Excluir
  3. Agnes,
    Me senti profundamente emocionada, sobretudo pela lembrança oportuna do importante papel de sua vó na sua formação. claro que é dispensável falar sobre o amor dela.
    Assim como a vc sua vó tb contribuiu muito em minha formação e nela espelhei muitas atitudes. Com ela contei para continuar estudando.
    Me sinto privilegiada pelas vitórias de vcs e fico feliz em te-la influenciado em algo de bom. Sou grata tb a Fátima por tudo que fez por vcs e achei linda a sua homenagem.
    Gal e Neima, merecem sempre serem lembradas, lembrei do seu vó José lhe levando ao inglês e seu vô Vavá que pagou qdo não mais pude.
    Sam e Góretti sempre estarão conosco.Seu pai e seu tio Cado sei que contou e conta e sobretudo, me tranquiliza que vc e Cissa tenha uma a outra.
    Desejo sucesso e alegrias, paz e bem em sua vida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.