26 de dez. de 2015

Felicidade é a opção!

Aprendi a ver o mundo através  da fumaça  do meu café e diante dela já se passou todo tipo de fato,  relato e imagem.
Já  vi ou revi cenas de todo tipo... alegres,  tristes,  amenas,  mas nunca indiferentes.  Ser indiferente é  o extremo.  Quando estamos  assim, falta-nos amor e fraternidade.
É  fato que é preciso ver através  da fumaça,  ter empatia  mas não  é  necessário  sofrer na intensidade do outro ou renovar nosso sofrimento a cada vez que relembramos. É  preciso tomar distância  e assisti a cada coisa com o sentimento e o equilíbrio do momento.
Assim, quando revemos um momento sem a dor,  a raiva ou mesmo o êxtase da alegria excessiva, podemos percebe-lo por inteiro e de todos eles tirar um aprendizado.
Hoje na fumaça  do meu café repassa as vozes e risos de um dia que começou  com um almoço  de última hora feito de um bacalhau esquecido na minha casa, temperos mouros de paixão  antiga,  um macarrão  de Lemon pepper e  garrafas de Chandon trazidas por Agnes e Beto e uma bandeja de petiscos garimpados na geladeira e armários por Cissa e, que rendeu uma tábua  e tanto. 
Assim e sem programação, como uma colcha de retalhos que se casam bem, tivemos o melhor almoço  de Natal de nossas vidas com direito a partilha de herança  de pratos da minha coleção,  sorrisos,  uma boa brisa que entrava  pela porta da varanda,  bagunça,  sorrisos e final feliz porque ser feliz é  escolha!

4 comentários:

  1. Eu costumo dizer que há muitos, mitos anos, éramos felizes e não sabíamos... Não sabíamos porque ser feliz é um estado natural. A infelicidade é uma excepção do nosso destino comum ou singular...O passarinho, criado na gaiola não sofre por não voar porque ele nem sequer sabe que seria capaz de voar...Por isso eu concordo que "felicidade é opção" e acrescentaria que É OBRIGAÇÃO! Como o amor, a esperança e a caridade! E a amizade pura, descomprometida, autêntica, intrínseca, insubstituível, saborosa e que nos aquece a alma e enche o coração...QUE A PAZ SEJA CONVOSCO, AMIGA QUERIDA!!!
    Bjs
    Zito

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido amigo. Vc faz parte da minha alegria

    ResponderExcluir
  3. Choro por esse tempo em que éramos felizes, quando éramos meninos. Não foi opção. Nascemos com essa -felicidade de pouca coisa" que nos acompanhou durante muito. Isso desapareceu num àpice; sem desejarmos. Penso que, pelo menos o Zito e eu, saimos não por opção mas imposição. E sempre que bebo um cafézinho penso na minha terra onde o café é genuino e apetecivel.
    Bom fim do Ano e Melhor Ano Novo
    Bjs
    V/

    P.S. - Para terem a ideia de como é o café aqui, avanço a confidência do lugar onde compro o jornal e bebo, raras vezes essa coisa(?) que rende 200%. Imaginem. Horrivel !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.