15 de jul. de 2017

Girassóis de Vicent fora do museu.

"Novidades de uma nova vida numa escola rural: trocar de prédio de aulas e passar por uma plantação de girassóis!!!
A foto não consegue revelar a alegria da surpresa na hora do encontro!"
Esse depoimento é da minha filha Cissa. Nascida e crescida essencialmente urbana, ela vem se descobrindo encantada com o rural e sua simplicidade instantânea.
Ela conheceu os girassóis de Vicent no museu em N. York. Eu de minha parte, aprendi cedo a amar o rural em sua simplicidade e em toda sua complexidade.
Sempre brinquei com elas  de um pé de quê?!  Lembro nos anos 2001 de a ter pirraçado, já adulta, ao lhe responder que aquela palmeira em sua frente era um pé de vassoura. Uma piaçaveira em plena produção.
Agora, ela sozinha faz descobertas que a encanta. Apesar de  inicio ter sofrido com a mudança, no meu coração, tinha a certeza que este encantamento chegaria.
Também sei que virão os dias de desencanto com a complexidade das relações de uso e posse da terra, mas fará muito pelos seus alunos como professora e cidadã.
Aproveito e relato aqui um fato ocorrido ontem na zona rual do municipio de Antonio Gonçalves porque nem sempre há girassóis no caminho.
"Foi assassinado ontem o jovem lider rual Junior do MPA. Ele estava trabalhando no cabo enxada junto com familiares quando foi atingido por 5 tiros.
NOTA DE PESAR do Movimento CETA
É com grande dor e indignação que recebemos a notícia que mais uma vez um trabalhador rural pagou com a própria vida, o preço por lutar pelo direito de ter um pedaço de chão, em um país que é do tamanho de um continente.
À família do nosso companheiro Júnior e ao MPA, toda nossa solidariedade neste momento. E todo nosso apoio para lutarmos pela punição da ganância e avareza daqueles que ceifaram a vida de mais este camponês.
À você Júnior, a nossa eterna gratidão pela tua valiosa contribuição na luta por uma sociedade justa, igualitária e sadia.
Vai em paz companheiro! As sementes criolas que você plantou não foi em vão, faremos todas germinarem!
Júnior do MPA VIVE!"

Pois Cissa, que os belos girassóis te alegrem e te confortem na escolha de ensinar na zona rural. Há muito o que fazer e, em você, deposito minhas esperanças.

#amorpelorural
#semiáridoumapaixão
Votos de muitas descobertas,
Bjs de sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.