27 de jan. de 2019

Morte anunciada

Não haverá café suficiente  no mundo para enfrentar a vigília  e asentilena das centenas mortos no crime de Brumadinho em Minas Gerais.

Toda perda doi,  mas mortes anunciadas doem muito mais porque é  envolta em revolta e na triste sensação  de dejavu. Sim, a 3 anos e ainda sem punições, milhões  metros cúbicos enterram distrito, povoados, pessoas, pertences e Toda história  de pessoas em  Mariana.

De lá prá a justiça que se amarra a quem convém e pende os pratos da sua balança sempre aos mais forte, fez muito pouco. Na époça de Mariana foram menos mortos, mas muitos prejuizos ambientais, um rio morto, desemprego, desespero  que ultrapassou o estado e bateu no mar. Os pecadores de água  doce e salgada testemunharam o desaparecimento dos peixes e a renda se foi.

Minas tem mais de 700 barragens e muitas são  de rejeitos de minério, muitos com risco avaliado maior do que a do córrego do feijão  rompida nesta sexta-feira.

O risco estava acima das suas cabeças pois a barragem estava a montante  da área administrativa. Era hora de almoço e o restaurante lotada. Nas roças do entorno da cidade Brumadinho as famílias almoçaram,  um grupo estava no ônibus largando o turno e voltando para casa.

Se viram ou sentiram não  sabemos. Dos mais de 200  desaparecidos, encontram 34 corpos ou partes. Identificação será muito difícil. Romaria de famílias a frente do centro de crise a procura de familiares. Família e que chegam a ter 5 desaparecidos, já  tidos como mortos.

Muitos nem conseguem chegar ao ponto da notícia pois estão  ilhados, sem luz, sem água, sem comida, restando-lhes lágrimas.

O crime aconteceu justo no momento que este desgoverno pretende afrouxar as leis ambientais. Sim crime, não  é acidente. Acidente é terremoto, tsunamis  e outros. Era sabido, foi negligência.

Esperei um bom  motivo para começar o café e bolinho de 2019. Pensei em falar do primeiro almoço do ano - a chamada lavagem do freezer. Cozinhamos e comemos de tudo que estava estocado.

Quis a vida que começassemos por está nota triste e revoltante.

Oro pelas famílias, pela equipe de resgate, pelos peritos do Instituto  legal em sua longa jornada. Que o Pai lhes conceda força e segurança no trabalho. Que a visão  do terror não  perturbe as suas noites de sono.

Nesta sentinela nem todo café  do mundo aquece a alma.

Shanti e notícias melhores venham neste segmento de ano.

Fraternalmente,
Nouredini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.