4 de fev. de 2016

Uma cravina, um café e um bolinho

Esta semana instalei o fechamento da varanda em casa e , em breve,  passará ao status de sala de jantar. Salinha, saleta é verdade porque é pequenina, mas voltada para acanhado gramado do jardim de flores pequeninas que plantei. Tudo miudinho no tamanho e grande na importância para o coração. 

Pote parecer pouco para alguns mas, para mim é um muito e será uma boa forma de comemorar meu primeiro ano lá. Afinal, mudei no carnaval passado. 

Por falar em Carnaval, ele já  começou  na cidade desde o sábado passado e,  oficialmente,  o Rei  Momo recebeu as chaves ontem. Nós ainda estamos trabalhando porque ficamos fora do circuito. 

Passarei  o carnaval por casa, mas sem dor ou tristeza. Já arrumei novas mudas para plantar, comprei comidinhas para fazer para Cissa, que irá ter comigo, muitas frutas e um bom livro.

Falando em livro, o propósito deste post foi mandar a letra de uma poesia/canção de Vinicius para Dilita, que ela fez referencia em seu ultimo post para mim. Como tenho umas cravinas e jasmim no jardim e acabo de plantar uma rosa menina , notei que o poeta cita rosas, cravinas, jasmim e as verei da mesa, então juntando tudo querida,  aí  vai para você:

As Abelhas
Vinicius de Moraes

A abelha-mestra
E as abelhinhas
Estão todas prontinhas
Para ir para a festa
Num zune-que-zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa

Venham ver como dão mel
As abelhas do céu
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu

A abelha-rainha
Está sempre cansada
Engorda a pancinha
E não faz mais nada
Num zune-que-zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmin
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa

Venham ver como dão mel
As abelhas do céu
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu

Aproveito para mandar a todos um forte abraço desta Cidade de Salvador - Cidade Feliz porque aqui quem tem fé vai a pé a colina do Bomfim ou Oxalá, leva flores para botar na água para mãe Iemanjá e vive numa cidade arrodeada de água, de alma boa e batuca, cidade miscigenada onde atrás  do tiro elétrico  só  não  vai quem já  morreu! 

Tomar café neste período, só eu mesmo!

olha a cravina colhida do jardim!


4 comentários:

  1. Daqui, estou partilhando com Dona Dilita a beleza e os aromas e mais a poética de Seu Vinicius, vivinho-da-costa na minha memória de fã, dele e da sua garrafinha de John Walker...
    Um dia, ainda vou tomar um cafézinho de Santos nessa salinha de Salvador, olhando as cravinas!
    Até logo,
    Zito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bjs amigo, aqui muita festa e farra. Ainda trabalho hoje e minha filha amanhã...mas já tem bloco nas ruas desde sábado passado!
      Saudade de todos que tenho a voz ressoando no meus ouvidos e coração!

      Excluir
  2. Oh minha querida Nouredini, mas que amizade para comigo! Nem calcula como apreciei,fiquei de sorriso nos lábios e no espirito. E sabe que mais ? Olhe, cantei as abelhinhas de principio ao fim. Eu sei a musica por a ter ouvido, cantada pelas tais meninas, mas da letra pouco sabia - mas agora já sei, graças à Nouredini.

    Ai se o pensamento voásse e aterrásse a nosso modo (mas é só metáfora poética) a Nouredini tinha ouvido, porque eu cantei alto... "venham ver como dão mel as abelhas do céu..."

    Obrigada de novo amiguinha, um abraço grande para si, e que viva um bom Domingo, festejando ou não o Carnaval; - em casa se faz a maior festa...
    Um abraço também para o Zito, e para o Valdemar (o Decano)que não pode ser esquecido.
    Dilita

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.