16 de set. de 2014

Caçadores de imagem precisam de uma parada para o café!



Sempre me pauto em conhecer as regras de convivência dos  espaços que participo, pedir permissão para entrar e discutir coletivamente mudanças e melhorias. Recentemente, passei a fazer parte de grupos virtuais de fotógrafos, sejam amadores e eventuais, sejam profissionais. alguns grupos são temáticos como fotógrafos da natureza, outros buscamo inusitado e de oportunidade como Caçadores de imagens e alguns bem frequentados como fotógrafos e fotografias, reuni profissionais com grandes habilidade e seus muitos equipamentos. Ainda há os que convidam os inciantes como Fotografando sem medo a arriscar-se até com fotos pelo celular.

Por necessidade, todos grupos tem regras e uma delas é comum a todos - respeito ao direito autorial! Só publique o que for seu. Outras regras dizem respeito ao foco do grupo como Fotógrafos da natureza, onde a natureza deve ser o principal enfoque da foto. Podem até ser discutíveis:  Como o que é de fato natureza? por que não envolver o humano e a sua interferência na paisagem?.


O fato é que , em sua maioria, as regras buscam preservar o sentido de existência do grupo e dá equidade de oportunidades. Alguns limitam a quantidade de postagem, isto para permitir que possamos admirar o que se publica, senão num dia não daríamos conta de vê-las e gostamos de vê-las!


Boa parte deles atribuem selos e certificados aos fotógrafos e para tanto, se pautam na quantidade de pessoas que gostam das suas fotos,estabelecendo níveis de incentivo inciante, top, master etc; muitos publicam pelo prazer de compartilhar e outros em busca dos selos e reconhecimento.


O imponderável começou acontecer a estes grupos, um artifício vem sendo criado para que as pessoas se sintam motivadas a voltar a algumas fotos, seja para responder a uma pergunta feita com título da foto, seja por uma provocação do tipo  - o que é isto? assim uma foto, independente de ser gostada, passou ser muito vistada ou comentada. alguns chegaram a prometer pequenas mimos. Do meu lado, me ponho a conversar com meu cafezinho e a pensar no sentido de tudo isto. 


Novas regras foram estabelecidas pelos administradores que passaram a excluir este tipo de publicação! Duas vertentes de imediato se estabeleceram e começa correlação de forças, os que criticam os administradores e os chamam de ditadores e os que concordam! Eu vejo verdades parciais em ambos discursos:

Creio que a existência de regras é um imperativo ao bom funcionamento e, que , de fato há abusos que provocam comentários e curtidas  por meio de artifícios. Fico me perguntando para que servem as  curtidas e selos e certificados advindos desta prática. Que prazer haverá nisto! Neste caso, a regra apenas externa a inutilidade da prática e a acho correta.


Também penso, que por sermos um coletivo e por haver espaço para publicação, não há exageros em publicar ponderações, solicitações e/ou sugestões do como resolver, sem partir para imposição imediata. Todos participar da construção e reflexão.


Há um espaço para publicações, perguntas e até arquivos, desde que desvinculadas das imagens ,senão estaríamos associando comentários a uma imagem que pipocaria em comentários!


Saibam que ao fazer esta reflexão faço-a por ser a minha pratica e não por ser uma amadora de poucos clicks e admiradores, ou por não conhecer em profundidade as técnicas. Antes disto, defendo que foto é olhar, sensibilidade e desejo de imortalizar o momento.


Em nome da beleza e do prazer peço que façamos uma reflexão coletiva e sem extremos de ambas as partes e assim,  sairemos bem na foto!


Votos de paz e bem
Noured
ini.’.






















Flores brancas pedem paz á sombra da pitangueira na Casa da Fraternidade

#floresbrancaspelapaz





Cogumelos aproveitam a brecha entre o batente e a calçada e estabelecem sua moradia temporária


2 comentários:

  1. Fotografar é, em suma, preservar...Preservar coartando o direito de partilhar, é egoísmo, "tout court"!
    Bjs
    Zito

    ResponderExcluir
  2. CONCORODO E BJS SAUDOSOS DE UM CONVIVÊNCIA CONSTRUÍDA DE NUM NOVO NOVO DE VIVER

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.