29 de set. de 2014

solução prazerosa para tomar os próximos cafezinhos

Hoje encontrei uma nova possibilidade de morada – um misto de apartamento com casa – híbrido e compacto. Trata-se de um apartamento térreo com  área privativa de jardim com bela cerquinha de madeira e pátio interno para ventilação, que com pouco investimento poderá ampliar o minúsculo quarto com um jardim interno para colocar orquídeas na parede e uma cadeira de balanço.

Até caberia um chuveirão, se fizesse algo para cobrir a área ou poderia colocar uma velha banheira para momentos de deleite. A área do pátio tem acesso pela cozinha, mas pode-se facilmente construir acesso pelo quarto e dividir-la em 2 pequenos ambientes, um para serviço e outro para o quarto.
A área de jardim me encantou e seguindo sugestão de moradores que lá estão, poderei ampliar a sala com o fechamento da varanda com um blindex e cobri-la trazendo um L a sala, onde passaria a caber a mesa de jantar de frente para o jardim.

Como vem no contrapiso é preciso acabamento e um cimento queimado pintado de azul pode ser uma solução barata e charmosa. A cozinha entregue em piso frio, não traz azulejos nas paredes e sim aplicação de tinta epox, que com a decoração certa ficará charmosa dispensando os azulejos. Um pouco de cimento queimado pode trazer um quadro de avisos ou receitas e transforma-se num bom quadro negro para escrever a giz!

Na ampliação da sala uma alternativa são tijolos de piso, bom e barato, traz um charme de rústico e ajuda a compor. Se o dinheiro alcançar o fechamento da varanda com blindex e portas de correr, a antiga porta passará ao quarto criando o acesso ao pátio, que vira fácil um jardim de inverno.


Para o jardim colocarei umas helicônias. Elas darão  privacidade as janelas e trarão uma agradável massa verde. Na cerca em frente a porta orquídeas podem pender esperando o tempo da florada e na lateral algumas ervas ao alcance da mesa para trazer frescor aos pratos. A grama já está lá prontinha.

Pequenos tufos de gerânios, boa noite e outras pequenas flores podem salpicar o entorno e no canto, junto a janela do quarto, uma pequena fonte e uma pitangueira.  De resto, o salão de gourmet, jogos,  a churrasqueira, a piscina o condomínio possui e não pretendo usar, salvo um forno de pizza que estou de olho e entrarei  na fila para fazer pães. Também espero usar a pista do entorno para boas caminhadas.

Me parece uma boa morada e agradou a mim e a minha filha que visitou. Ela permanecerá em Salvador por força dos seus compromissos noturnos e da distância e eu ficarei no ir e vir por mais 5/6 anos, quando finaliza o projeto e me aposento.



Agora é jogar energias para sobrar um dos que vimos para comprar, endividar até o último fio de cabelo e seguir com o sonho em frente. Espero poder em breve escrever-lhes da varanda tomando um gostoso cafezinho e vendo as plantas crescerem!

P.S Dedico este meu desejo de viver e construir um espaço de conforto a minha sobrinha Samantha Xavier Reis, que nos deixou a 8 anos, num trágico acidente aéreo.
Sam, eu estou bem e procurando viver com harmonia e paz. Sei que isto lhe alegraria e lhe dedico este post.
Que a paz alcance todas as familias dos tripulantes e passageiros do voo 1907




                                                                                         
                                                                                                         #floresbrancaspelapaz




9 comentários:

  1. Isso me parece um palacete e rendo as minhas homenagens ao seu espírito criativo e à sua capacidade de ir galgando a escadaria da vida. degrau a degrau, sem olhar para trás...Gostei de sentir a alma de uma nova pessoa nascendo em si...Desejo-lhe milhares de cafézinhos na sua nova varanda com vista para o futuro!
    Bjs
    Zito

    ResponderExcluir
  2. Que assim seja.
    após o seu comentário inseri um P.S. que seria um post mas achei melhor assim. passe aqui e leia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sem duvida muito triste esse infeliz acontecimento de há 8 anos...Onde quer que esteja, Samanta estará feliz por si! Como nós!

      Excluir
  3. Querida Nouredini

    Este é o oitavo comentário que lhe escrevo; os outros se apagaram num segundo. Será que este vai ser excepção? Não acredito, por isso não escrevo mais hoje.
    Beijinhos, da Dilita.

    ResponderExcluir
  4. Deixei flores para si no meu blog.
    Flores alegres.
    Beijinhos.Deixei flores para si no meu blog.
    Flores alegres.
    Beijinhos.
    Dilita
    Dilita

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.