20 de jul. de 2017

A reforma

Como dizem os amigos portugueses: - estou reformada. Quisera eu estar reformada em toda plenitude da palavra...alma lavada, dever cumprido e seguindo rumo a desfrutar o que tenho de direito, mas por cá a bendita reforma é de fato uma aposentadoria.

Nem posso pensar em parar de trabalhar, pois o que receberei cai a metade do meu ganho e, se quiserem que eu continue ( porque depende da empresa), pagarei ainda o Instituto, mesmo sem poder usufruir deste para um futuro aumento da aposentadoria. Não há ajustes ou desaposentação.

Mesmo assim, ante a bagaceira que vive o País e o risco de perder ainda mais, juntei os documentos e parti para aposentadoria. Comecei cedo e já contei o tempo obrigatório. Ontem 19 de julho, 32 anos de trabalho cumpridos e apenas 30 comprovados fui oficialmente aposentada.

Pela primeira vez na vida tenho ceretza de um salário. Assim como sei também que ele decrescerá a cada ano, mas para quem trabalhou em tantas empresas e teve que se adaptar ao setor público e privado. Virar generalista por necessidade e ir da pesquisa ao cultivo de peixes, ainda penso que sai no lucro. Pago da roupa íntima ao pão com meus ganhos.

Estou decidindo se viverei com o pouco que receberei ou se continuarei a trabalhar, se me permitirem. Tenho um mês para decidir  e darei notícias.

No momento, sou grata ao Pai por ter caminhado até aqui e por ter podido comprovar o tempo necessário.

Shanti!

2 comentários:

  1. Minha querida Nouredini
    Mil perdões pelo meu silêncio. Obrigada pelo comentário. Eu coloquei aqui no blog e o Olímpio logo mostrou vontade de falar no face também. Como eu fiz várias fotos ele não reparou e colocou uma outra mas é do mesmo.
    Breve escrevo email grande. Quem me dera tê-la por perto!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aí juntinho, dentro do seu coração. Lhe sinto perto e presente.
      Se vc e seu Olímpio escreverem do mesmo, sempre será diferentes olhares e terei prazer em lê os dois.
      Bjs cheios de raminhos de alecrim cheiroso

      Excluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.