26 de jul. de 2012

Bolo de avó com café preto


Hoje o bolinho do café será de uma receita especial de uma grande avó. Quem olha para ela e toda sua brabeza não imagina o quanto é farta e generosa, na medida certa como  o seu maravilho bolo de milho. Aliás, milho que ela sabe como plantar de solteiro, de consórcio, de sequeiro e de irrigado e com quem aprendi a fazer, no papel quadriculado, evolução de rebanho. Coisa que um rebanho de agrônomo não sabe fazer no computador. Valha-me minha velhinha!
Velhina. Assim a chamo desde que éramos jovens e nem netos ela sonhava em ter. Velhinha Pitadeira de Cigarro e, que  como eu, adora um café. Com ela compartilhei trabalho, alegrias e tristezas – uma amiga de verdade!
O caminho do tempo nos afastou e lá vieram os netos e a reencontrei avó.  Avó de colo generoso, mas fofuras e frescuras não é a cara dela. Ela é avó de tomar conta e dá conta, de nutrir e amar e...de fazer bolo.
Apesar desta homenagem, confesso: - morro de ciúmes dos netos dela!
Lançada a flecha do ciúme, parti para vingança e instituí:  - todo ano no meu aniversário, com tempo ou sem tempo, ela tem que fazer o bolo de milho, que como sozinha e escondido de todos, até das minhas filhas!
A velhinha “agronima” (rsrs) é competente, trabalhadeira, valente e gosta de café e bolinho.  Te adoro minha amiga irmã Vanúsia de Fátima!
Para esta avó maravilhosa, amiga dos netos e porto seguro da família  e amigos, rendo a minha homenagem e, para pagar meus pegados “ciumísticos” posto a receita do bolo de milho, já que do meu, não dou nem um pedaço... rsrs

Beijos afetuosos regados a um bom café e bolinho.
P.S Se usar margarina na receita  e não comer tomando café, ela lhe pega!!!!

Bolo de milho da minha velhinha
ð  Ingredientes
ü 2 xícaras de açúcar
ü 2 xícaras de farinha de trigo
ü 2 xícaras de flocos de milho (ou milharina vitamilho)
ü 500 ml de leite de coco
ü 6 colheres de sopa de manteiga (não use margarina)
ü 6 ovos
ü 1 xícara de queijo ralado (opcional)
ü 1 xícara de coco ralado (opcional)
ü 2 colheres de sobremesa de fermento em pó

ð  Modo de fazer

ü Bater as gemas com o açúcar e a manteiga.
ü Acrescentar aos poucos a farinha de trigo misturada com os flocos de milho, o coco e o queijo alternando com o leite de coco.
ü Acrescentar o fermento e por último as claras batidas e misturar bem.
ü Colocar numa assadeira ou forma (untada e polvilhada com farinha de trigo) para assar
ü  (40 minutos de forno 180º).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.