30 de jul. de 2012

Capuccino e Petit Gâteau

Ando meio entediada com a minha recuperação da cirurgia, cheia de ¨não podes e nã deves". Tá tudo tudo muito bom, tudo muito bem, mas realmente...já tô ficando lerda!

Para compensar, hoje resolvi fazer um capuccino de verdade, misturando um bom espresso, leite e espuma no ponto. Descobri que o segredo da espuma é não mergulhar o bico muito, deixar o leite dobrar de tamanho e ir rodando a jarra enquanto faz a espuma.
De tarde, resolvi fazer uma gracinha para Cissa e arriscar a fazer um Petit Gâteau. Não tive medo errar porque, em verdade, este bolinho surgiu de uma receita que falhou. Quem sabe, com um pouco de sorte, descubro uma nova receita de sucesso...rsrsrs.

Fiz, ficou ótimo e aproveito para partilhar... mas lembrem-se a melhor combinação é café e bolinho!!!

INGREDIENTES
6 ovos inteiros;
100 g de açúcar;
20g de farinha de trigo;
300g de chocolate;
120g de manteiga.
Para cobertura use calda de chocolate com café.

PREPARO
Derreta o chocolate com a manteiga no microondas, mexendo a cada 15 s e reserve;
Bata os ovos com o açúcar até virar um creme claro. Peneire a farinha com o chocolate e junte ao creme, misturando devagar;
Adicione o chocolate, misture e despeja em forminhas untadas;

Asse em forno alto por 10 minutos;

Desenforme e sirva de imediato ou reaqueça no microondas por 10 s antes de servir, cubra com calda ou decore o prato com  calda e rale um pouco de chocolate branco por cima para fazer o contraste.

Um comentário:

  1. Ler seu blog é como estar calmamente sentado numa cozinha de aldeia, em amena cavaqueira ao som de um café forte e um biscoito de receita familiar...
    Vou aparecer por aí, pois a cnversa é agradável e pacífico o ambiente...Obrigado pelo aroma!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.