12 de nov. de 2013

Em aniversário duplo rola muito café e bolinho

Em 13 de novembro são dois aniversários no mesmo dia - uma irmã e uma sobrinha e claro, vai rolar café e bolinho. Ora bolas, este é ou não é um blog de receitas e resenhas? ora bolas ou seria ora bolos?!
Fico pensando como irei combinar um bolo para tão diferentes gerações!
Começo imaginando as afinidades e descubro que não sei do que elas gostam. Uma falha imperdoável de uma tia relapsa e uma irmã broca. E o recheio? Jesus, Jesus mortinho na cruz!
Fico as voltas separando os ingredientes e cheia de dúvidas. Do que mesmo gostam os jovens? Do que será que Neiva gostava?
Lena faz 24 anos amanhã e parece já tão madura. Talvez até um pouco clássica nas escolhas pessoais e profissionais, mas por vezes, também parece alternativa no vestir e no gosto musical....hum, sei não! Acho que recheio não é a praia dela.
Melhor mesmo fazer dois bolos...
Lena tá mais para um bolo simples, bem batido e feito com muita dedicação e generosidade. Sem exageros de açúcar e manteiga. Arriscarei umas jujubas e uns delicados por cima.
Não vou botar em bandeja descartável porque acho que ela faz o tipo sustentável.
Então mãos a obra - bolo de Lena Vitória: já separei os ingredientes principais para o bolo desta pessoinha que cresceu sem que eu me desse conta . Dentre eles coloco fatias generosas de vida feliz; granulado azul e branco da plena paz; um pouco de manteiga de mão aberta para os prazeres da vida; uma pitada de basta no excesso de estudos; algumas bagas de anis estrelado para o céu das noites soturnas; uma medida generosa de amor correspondido; farinha de paciência e muitos corações de Delicados e flores coloridas feitas de jujubas para alegrar a caminhada durante todo este ano novinho em folha.
Quando o bolo estiver pronto, vou deita-lo numa bandeja furta cor parecida com a cor dos óculos de quando era pequenina . Esta é uma imagem de quando ela era criança que ainda trago na memória. Encontramo-nos no Iguatemi.
... para o bolo de Neiva, tomarei emprestado gostos e desejos de toda nossa geração. Terá recheio de nozes ( todas nós, suas amigas); trufas do campo das alegrias eternas e será feito com a farinha especial de faça por menos e deixe passar; um taça de elixir de estou bem hoje e finalizado com glace branca da paz de espírito, salpicada de boninas de açúcar nas cores do arco iris e no meio, bem no centro, uma Joaninha para lembrar a sua maior alegria.
Vixe, o bolo de Neiva terá que ser grande porque ela tem um milhão de amigas para comer. Terei que triplicar a receita e pedir ajuda a Neiminha nas providências porque tem coisas neste mundo de meu Deus, que só Neima encontra para comprar e sempre barato.

Beijos minhas meninas uma de 24  e a outra.............com o dobro....rsrsrs
Amo vocês!



4 comentários:

  1. Essa de fazer bolo não é, definitivamente, a minha praia...Sou mais do género "comer-o-bolo-e-lamber-os-dedos"...
    Gostei da Sua foto: parece mais fresca e decidida!
    Parabens para as aniversariantes...Por pouco nasciam no dia do meu Santo...
    Bjs festivos,
    Zito

    ResponderExcluir
  2. Vixe e eu acabei de retirá-la. Diante da observação ou recolocar!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nouredini,

    Muito obrigada pelas visitas e palavras amigas. A uma respondi com email, recebeu? Ou perdeu-se no "éter ?"
    Contava-lhe que estava melhor e tinha trabalhado,e receava ter feito asneira pois devia estar quieta e deixar-me de aventuras. E assim foi, piorei de novo, e entrei em desânimo a juntar ao mal estar. Finalmente,hoje já sinto diferença, estou melhor, penso que o pior já esteja para trás.

    Gostei muito das costurinhas, e de sabe-la a praticar a arte da agulha e do dedal...

    Da sua visita ao Paraíso:- Eu saboreei aquela descrição com vagares... imaginando, parecia que eu estava lá. Que beleza, que calma, a Natureza em toda a plenitude.E o seu COMPADI é devoto de Nossa Senhora de Fátima, a nossa, a de Portugal ?! E a Nouredini também é ?

    Apreciei o texto relativo ao aniversário da sua irmã, e sobrinha. "Muito gostosa aquela culinária..."
    Elas decerto ficaram contentes com aquela forma de carinho. A Nouredini é muito criativa na forma como escreve.
    Um abraço do Olímpio. Mais um obrigada e um beijinho da Dilita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,
      a resposta que postei do tablet não ficou registrada, desculpe.
      Sim o cumpadre Cadito é devoto de nossa senhora de Fátima e construiu uma gruta para a madrinha. ele aposentou-se precocemente e está morando neste lugar lindo. Já está bem de saúde, mas resolveu optar por uma qualidade de vida melhor.
      Esta imagem , as minhas filhas trouxeram daí de Fátima para ele, quando viajaram a Portugal. Tenho um profundo carinho a Nossa Senhora por ser a Mãe do Cristo Jesus.
      Obrigada pelo carinho e pelas visitas.

      Excluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.