26 de nov. de 2013

O "Caminho da escola" em Jaguaquara pode ser longo e a espera do ônibus, ainda maior!

 
Ônibus escolar é para estudante, assim supunha até receber um abalroamento de um que estava  vindo  da Prefeitura de Jaguaquara, interior do estado e que rodava em Salvador indo para Assembleia Legislativa.




 
Não sei dizer qual foi a surpresa maior:  a imperícia, imprudência ou desconhecimento do trafego local por parte do motorista ou descobrir que o ônibus estava a 170,41 km em linha reta, 321 km por estrada ou se preferir a  3h e 52m do local do seu roteiro  - os estudantes. Estou esperando a SEC de Jaquaquara me dizer o que ônibus fazia aqui na capital ...um tanto fora do seu caminho habitual...!!!!

O prejuízo de mais de 1500 dólares de oficina,  15 dias de espera mais taxi 30 dólares/ dia  até o carro ficar pronto, certamente vai  para o meu bolso e só Deus sabe o quanto irá  para o  erário público. Liguei para prefeitura,  mandei e-mail e tentei falar. Estava quase desistindo, quando ao revisar as fotos...Ironia, no fundo do ônibus estava o número do disque denuncia 0800616161. Liguei e era do Ministério da Educação – o ônibus faz parte de um programa público de apoio às prefeituras chamado “Caminho da escola”.

“Caminho da escola”! um caminho um tanto longo para os estudantes de Jaguaquara ou talvez, maior tenha sido a espera pelo ônibus que não passou ontem.
 

 
A parte do transito será dirimida pelos peritos, meus prejuízos arcarei até que tudo se resolva, mas dividir os custos dos reparos de  um ônibus escolar com todos os  brasileiros, isto é demais e não há bule de café que dê conta da minha surpresa! 
 
Como em tudo há lucros, estou de alma leve porque saí ilesa, exercitei minha cidadania, ví que meu carro de fato tem uma barra de proteção lateral que impede que a porta entre e atinja o motorista e me rendeu um post para compartilharmos.
 
Seu Prefeito e dona Secretária de educação aguardo a  resposta, se não quiser dá a mim, certamente  terá que dá ao Governo Federal!




 
O ônibus quase 4h longe do seu destino, enquanto os estudantes devem ter ficado esperando ele passar.
 
Recebi uma ligação da Secretária de educação de Jaguaquara com uma resposta: informou que os alunos de 8ª série (fotos acima), jovens de 14 ,15 e 16 anos -  se deslocavam para uma vista assembléia. AL deve estar se modernizando ao permitir entrada de shorts para as senhoras e também a prefeitura porque os alunos de oitava série são todos adultos e não estudam no noturno!!!!!



Um comentário:

  1. É encrenca em cima de encrenca...Você tem que ir à bruxa para além, claro, de exigir retorno da suas despesas provocadas por um bus que estava onde não devia, fazendo o que não podia, cheio de gente que nada faz..É muito azar mas S.Cristóvão vai olhar por si...Tenha fé nas instituições! às vezes, elas funcionam!
    Beijo com stop!
    Zito

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.