1 de dez. de 2013

O último mês do ano.

Chegou dezembro com todo seu simbolismo que se traduz em sons, formas, cores e sabores. Um mês que é cheio de correrias e providências e já começa de agenda cheia e tempo apertado  para dar conta das duas maiores festas - a ceia de Natal e o Revellion . Para mim,  Revellion é especial.
 
As minhas filhas sempre passam está data viajando e, se possível, fora do Brasil para conhecer um novo lugar e todo  encanto da sua descoberta. Assim,  criaram seu próprio ritual de passagem. Já estiveram em França, Portugal, Espanha e agora vão ver a bola subir  nos festejos de N. York.

Desta vez,  a escolha está atrelada a uma residência de mestrado e assim,  juntou-se  a necessidade com seus ritos de final de ano  e lá se vão as duas para um temporada de 30 a 40 dias vivendo na Big Apple. Daqui, torço para que tudo lhes ocorra de melhor.

 
Eu não sou de festejos Natal, mas por conta de Cissa fabricar artesanalmente mimos e presentes de Natal no seu  frescurasefofuras.blogspot.com, já estou em ritos da festa desde o início de novembro, seja auxiliando nas costuras e embalagenss, vendas ou divulgação.  Me vejo rodada em profusões  de lacinhos de fita, botões coloridos, retalhos de todos desenhos e pacotes de tamanho variados, que até me lembram  a oficina de Papai Noel.

Todas noites após o nosso expediente normal - o dela de ensino na universidade e aulas do mestrado e meu no Projeto, damos providências as encomendas. Como não tenho habilidades artesanais sirvo de auxiliar e quebra-galhos e váramos noite a dentro e por vezes, nem nos damos conta do horário.
 
Eu gosto mais das comemorações e confraternizações que antecedem a noite de Natal. Os encontros com amigos e colegas , a decoração das ruas e lojas. No dia de Natal vou ao encontro   da família e fazemos a festa para os pequenos. Trocamos presentes e nos empanturramos de comida. Este ano, diferente dos anos anteriores, passarei aqui em mesmo casa  e descansar.
 
No dia 31 festejo é muito! O meu dia sempre começa cedo e cheio de preparativos e a noite traz consigo um momento sublime de vibrar, agradecer e renovar compromissos por fazermos dias melhores e mais fraternos.
Sempre passo o Revegllion com meu grupo de irmãos  e amigos fraternos, numa vibração do Om sagrado. Durante os minutos que antecedem a chegada do ano e o seu início  compartilhamos o som  sagrado da criação. Um compromisso , um voto e um propósito por dias melhores para todos e para o nosso planeta.

É um momento especialmente belo. Temos muitas flores, incensos e a vibração torna-se especialmente bela. Depois partilhamos a ceia e brindes,  como qualquer grupo familiar ou de  amigos. Passada a vibração ligo para as filhas, família e amigos e abraço a todos que estiveram comigo em meus pensamentos e intenções durante a vibração.

Gosto de usar branco, me arrumar e usar o que tenho de melhor e sempre foi assim se os festejos fossem em casa, na casa de amigos, na praia ou restaurantes.
Esta data  que comemorava já com alegria , tornou-se ainda mais importante- O primeiro dia do ano é aniversário de Nouredini.'.  Foi numa passagem de ano que recebi o meu verdadeiro nome. Assim uma data que já comemorava com alegria , tornou-se uma festa.

A vida segue sempre em frente e sem recuos e o primeiro dia representa para muitos esperança  de dias mais fraternos. A magia da esperança nos move e impulsiona e assim, continuamos a girar a roda da vida. Nos reinventados, nos regenerados nascendo de nós mesmos.
 
Obrigada a todos que compartilharam este ano comigo e bem vindos os que ainda encontrarei. Aos que passaram aqui no cafeebolinho.blogspot.com sou-lhes grata e asseguro que sempre encontrarao um café fresquinho para alimentar nossa prosa.
 
Que possamos ter esperança e diariamente fazer nossos pequenos revegllion, a cada virada do dia; a cada ação revista e a cada iniciativa tomada e deste acúmulo diário de atitudes surgirão as  mudanças efetivas em nossas vidas.
 
Feliz dia novo, feliz ano novo, feliz vida nova.

Beijos meus queridos, votos de paz e um dezembro cheio de alegrias e prenunciando um ano ainda melhor!!!





Mimos do frescurasefofuras.blogspot.com

4 comentários:

  1. Gostei das fofuras...Desde que me conheço, Natal é festa de família e só perdi os que passei em Angola, entre 1956 e 1962...De resto, seja em Cabo Verde, seja em Portugal, foi sempre em família e, agora até são várias famílias numa só comemoração: a minha, as dos meus filhos (2), a de meu irmão e a do meu genro...Também adoro o almoço de 25, com roupa-velha e caldeirada de cabrito (à moda de Angola, pela minha comadre, mãe do meu genro, que são gente de Nova Lisboa, hoje, Huambo - Angola)...Depois, vem a Noite de S.Silvestre com todos os seus exagêros gastronómicos e etílicos
    até às tantas da matina...Nessa data recordo os nossos reveillons em C.Verde, que começavam às 10 da noite de 31 de Dezembro e terminavam às 10 da noite de 1 de Janeiro, organizados pelo nosso grupo de 13 casais, denominado "White & Mackay's Clan", em homenagem ao whisky com que lavávamos as nossas almas de pecadores e em que percorriamos as treze casas dos membros, com mesas postas e música no ar...Raramente ía trabalkhar no dia 2 de Janeiro...eu e muitos dos meus confrades! Bons e inolvodáveis tempos...Agora, os Natais são um pouco mais nostálgicos pois há já muito que não tenho meus queridos pais e o brilho contagiante que lhes iluminava o olhar, rodeados de filhos, netos e bisnetos, mais a festa de horas da distribuição dos presentes natalícios, das palmas, dos risos, da felicidade que, nesses momentos nos inundava os corações e nos transmitia coragem para enfrentar os desafios da vida dura dos nssos dias,,,Tenho imensas saudades desses tempos mas conforta-me, sobremaneira, o facto de os ter vivido tão intensamente como se fossem a essência da própria vida...E, se calhar, até eram! Sinto-me tristemente feliz!
    .

    ResponderExcluir
  2. Desde o ano passado tenho por perto meus amigos de blog, o primeiro a aparecer e permancer foi você e desde então é mais presente que muitos familiares. Um verdadeiro presente.
    Compartilho com todos os meus dias de vitórias e agonias e também os festejos.
    Na árvore deste natal tem um presentinho para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Noredini

    Lindas as confidências que aqui partilhou com todos nós. Bem escrito como sempre este post, sobre a quadra Natalicia e Ano Novo em antecipação. Estas datas já estão em contagem rápida, cedo chegarão, e é bom esperá-las com o espirito cheio de energia positiva e esperança. Esperança no melhor, pois de pior não se fala, nem se pensa para não atraír.
    Beijinho, e até amanhã.
    Dilita

    ResponderExcluir
  4. Queridos,
    recebi uma mensagem de uma constante colaboradora, a minha irmã Neiva, chamando atenção sobre a grafia de revellion que saira revegllion.
    Agradeço e já fiz as correções,
    Beijos de cafeina, cajuina, cristalina ...

    P.S ela não consegue postar aqui no café. Estes dias de festas vou ter com ela, como dizem meus amigos portugueses e verei o que está acontecendo e assim, elá passará a figurar dentre os seguidores.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.