21 de mai. de 2014

Dr. Álvaro, raro e bom como café de qualidade.

Hoje o meu cafezinho especial vai para um dos profissionais mais competentes que conheço e estendo ao máximo este conceito, porque competência passa bem além do conhecimento e se encontra com empatia.

Tenho o privilégio e a oportunidade de partilhar ha muitos anos da companhia e olhar atendo de um profissional, que assegura a minha tranquilidade de estar sana, bem e pronta para enfrentar o cotidiano.

Encontrei o Dr. Álvaro em meio a uma crise depressiva das mais sérias, aliás, 99% das pessoas evitam falar que conhecem ou frequentam psiquiatras, não há vergonha alguma nisto. Psiquiatras são como cardiologistas, ginecologistas ou qualquer outro médico, a quem precisamos recorrer de forma continuada. Mais que um médico, ele nos oportuniza um escuta humanizada, um atenção a detalhes e muitas vezes desmitifica aquilo que julgamos ser crise ou mesmo “maluquice” nossa.

O Álvaro possui muitas especialidades e cuidada de todos com  a mesma dedicação. Para ele, por mais  complexo seja o caso, sempre é possível administrar. Não há espantos, há indicações, ponderações e soluções e se é algo simples, não há porque complicar ou reter o paciente. Ele sempre nos convida a cuidar-nos e sempre mostra mais uma possibilidade.

Aprendi a admirá-lo à medida que me cuido. As minhas filhas aprenderam a respeitá-lo porque ele inclui a família na formação do diagnóstico e no acompanhamento. Nunca lhe expõe a eles, mas compõe com eles. Afinal, o paciente é pai, mãe, irmão, tio, colega ou filho de alguém. Apesar do desgaste do termo holístico, não há outro para defini-lo!.

Apesar de jovem, credito uns 45 anos no máximo, ele é um médico a moda antiga. Ainda que sua área seja a psiquiatria, acompanha atentamente aspectos clínicos do seu paciente e sempre os analisa como pano de fundo para queixas ou sintomas do momento.

Digo a moda antiga porque é  um psiquiatra que afere a pressão e olha seus exames de sangue e lhe recomenda visita a outros profissionais, tão logo percebe algo se avizinhando. Graças a ele busquei investigar a minha hipertensão, entre outras coisas.

Um médico que responde ligações, sms, e-mail e wzaps. Como todos nós temos defeitos, ele implica com o meu café  e me fez diminuir. Está é hora que ficou antipático, mas mesmo assim, negociou e  baixei de 10  para 5 espressos/dia.

Recomendo-o a todos que perguntam por um profissional de confiança.  Uma confiança tecida, se não me falha a memória, ha 8 anos de acompanhamento e muitos acertos. Maior que os acertos do Dr. Álvaro só a nossa (incluo as minhas filhas, sem precisar consulta-las) gratidão por tê-lo encontrado.


Espero um dia poder chama-lo para um cafezinho com bolinho!





8 comentários:

  1. São quase sempre de amor-ódio as relações do paciente com o seu médico...Ele é "bestial" se tudo corre bem, mas é uma "besta" se algo corre mal...Fio feliz por V. ter encontrado um que é bestial!!!
    Abraço saudável
    Zito

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,
    Foi a misericórdia que me enviou esta figura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Querida Heide, em primeiro lugar, tenho que dizer que estou emocionado e agradecido por suas palavras tão doces . Houve confiança nessa caminhada e está na sua seriedade o maior mérito das conquistas. Vamos seguir em frente. Álvaro ( idade : mais de meio século)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um Dr. Álvaro para responder.
      Ta vendo amigo Zito. Se precisar, peço para ele ir além mar.
      obrigada meu querido doutor, você sempre terá o meu resoeito e gratidão.

      Excluir
  4. Eu diria, amiga, que esse Dr. Alvaro não existe...
    Bjs
    Zito

    ResponderExcluir
  5. Querida Nouredini

    Por aqui precisamos desse médico.
    Eu em dia sim, dia não. O Olímpio em dia sim, dia sim, dia sim.........
    Bom sábado, e bom Domingo também.
    Beijinho da Dilita.

    ResponderExcluir
  6. Querida
    O meu computador continua maluco.
    Fui eu que escrevi, já percebeu, mesmo assim desculpe.
    Vou mandar em anónimo, isto encravou. Só dá pra um lado...
    Abraço.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, independente da assinatura só tu tens o Olimpio.
      obrigada pela visita e este Dr. Álvaro é de fato uma benção!

      Excluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.