4 de mai. de 2014

Tarde de domingo com sabor de Piccali.

Vésperas são sempre dias diferentes. Há um comichão, uma expectativa de algo por vir. Pode ser alegre ou triste, angustiante ou prenúncio de boas novas.
Vésperas são doces, azedas, amargas ou mesmo agridoces.
Domingo apesar de ser o primeiro dia da semana é sempre véspera da semana por vir e não lhe faltam os requisitos do dia. Tudo depende  de onde colocamos nossa mente e focamos nossos pensamentos. 

Os domingos pendulam entre a espera alegre ou triste e com um pouco de esforço conseguimos trasforma-lo em agridoce.
Se não conseguimos nos conservar no presente - o que seria ideal - e nossa mente saltita qual micos em festa, façamos pois uma conserva agridoce do nosso dia e tentemos saborea-lo identificando cada parte doce, acida, azeda, salgada ou amarga.
É preciso se demorar degustando cada ingrediente, percebendo o que destoa, o que se destaca.  As vezes estamos um tantinho mais ácidos e podemos corrigir o ponto ou mesmo excessivamente doces, até um tanto exagerados.

Falo a vocês enquanto esfria a minha conserva. Fiz Piccali porque hoje estou agridoce como ela.
O Piccali levou manga, maçã,  vinagre, açúcar, sal, pimenta,  cominho, pimenta do reino, noz moscada,  pimentão, cebola, alho,  louro, mostarda, sementes de coentro, brócolis e couve-flor picadinhos.
Como podem ver, um pouco de todas nossas emoções misturadas num belo colorido. 

No próximo domingo estará apurada e pronta para saborear. Só não sei como eu estarei,  mas certamente, descobrirei ao primeiro sabor que se evidenciar ao degusta-la!
Sugiro comer Piccali em fim de tarde com torradas ou pão caseiro, biscoitos salgados, queijo curado/maturado e café bem forte.

Beijos e depois eu conto o que senti.



6 comentários:

  1. Esse de Piccali (ou Picaqui...), eu nunca comi...Julgo que seja italiano e gostaria de saber se leva cominhos duas vezes, mesmo...E, por falar em saber, eu tambem gostava de ter uma dica sobre o...sabor, que deve ser para lá de indú ou coisa do género...Mas, se V. gosta tem que ser bom, na certa! Queijo maturado, amiga, é o quê? Parece queijo de cabra, ou requeijão, ou aquele queijo frances que tem bolôr...De qualquer forma, que lhe faça bom proveito!
    Braça gourmet
    Zito

    ResponderExcluir
  2. SOBRE QUEIJOS, MINHA FILHA, NUNCA COMI NENHUM QUE NÃO FOSSE BOM...SOU VIDRADO! GOSTARIA QUE V. UM DIA PUDESSE PROVAR O NOSSO QUEIJO DA SERRA, 100% LEITE DE OVELHA, DA ZONA DA SERRA DA ESTRELA...O AMANTEIGADO É PRA LÁ DE ÓPTIMO QUANDO, USANDO A SUA TERMINOLOGIA, ESTÁ MEIO MATURADO (NÓS DIZEMOS CURADO...BOM APETITE!!!
    Braça Gruyère,
    Zito

    ResponderExcluir
  3. O queijo é minas padrão e o outro tens razão e gorgonzola.
    A conserva é um picles da cozinha anglo-indiana e parece um chutney de manga, só que mais ardido e ácido.
    O cominho foi erro de repetição e deveria ser sementes de coentro.
    Na minha santa ignorância, chamo de maturado os queijos que ficam a curando por certo tempo e não são do tipo frescal, valendo assim para parmesão, padrão e muitos outros.
    Aceito de bom grado uma aulinha de queijos. Sou uma ratinha sem conhecimentos, mas muito apetite!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá querida
    Muito obrigada pela presença nos meus textos.
    Eu também gostava de provar desta pásta que está tão bonita...

    Quanto ás flores eu estava a falar a sério; só que a viagem de qualquer encomendita mesmo por via aéria leva um mês. Até parece impossivel... A Nouredini desistiu completamente da viagem que incluía Portugal? E da de Cabo Verde? Eu continuo na expectativa de a ver por cá. Mais, de a ter aqui em casa num almocinho socegado, e durante o mesmo pormos a conversa em dia. Estou a esperar em vão?
    Bem, vou fazer o jantar. Mulher casada é assim, "empregada a tempo inteiro", e, pior, sem vencimento, nem direito a aposentadoría.
    Melhor saude, e um beijinho.
    Dilita

    ResponderExcluir
  5. Apesar do ano ter se mostrado atrapalhado por problemas de saúde meus e na família, continuo com planos de vê-los.
    As despesas imprevistas atrapalharam um pouco, mas ainda há tempo de se reorganizar e com fé, chegarei aí.
    Obrigada pela visita.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.