18 de jun. de 2014

45 anos esperando um cafezinho na lua!

Em julho comemoraremos os 45 anos que o homem pisou na lua. Lembro-me do dia:  - em casa eu, minha vó Celestina e a nossa vizinha dona Pacífica assistimos o fato histórico pela TV em preto e branco. Uma TV que chuviscava e por vezes até escapava a imagem.

Na nossa rua, apenas uns poucos tinha TV em casa e era comum a chegada dos televizinhos, que se espalhavam pelo chão da sala, mas neste dia, não lembro o motivo estavamos só nós. Era  meado da tarde e creio que meu pai estava no trabalho e minhas irmãs no colégio e  não tenho lembrança de porque a minha mãe não estava em casa, já que só médicos, reuniões escolares e a igreja a faziam sair.

Cresci vendo minha mãe oferecer um cafezinho às suas visitas e na ausência dela, fiz o papel e preparei um café, só que solúvel. lembro bem que era café Pelé e quis surpreender nossa vizinha com mais esta novidade em dia tão inusitado.

Minha vó só bebia café pela manhã e a noite e tomamos o café eu e D. Pacífica. Se não me falha a memória, fiz um café frio e fraco, tal ansiedade de fazer as vezes da dona da casa, já que minha vó enxergava muito mal ou quase nada. 

Ela postava-se em frente a TV, que para ela funcionava comum  um rádio. Até tomava banho e trocara de roupa para tão pomposo evento. Diga-se de passagem, ela e dona Pacífica comentavam ser o final de mundo ou mentira...imaginem um homem pisar na lua de Deus!

O Fato é que o homem que já tinha ido ao espaço outras vezes e pisou na lua. O tempo passou e enquanto crescia sempre associava pilulas e comidas empacotadas às comidas de astronautas, num misto de fantasia, realidade e seriados americanos. 

Hoje fui surpreendida  em saber que no próximo mês de novembro, os astronautas já poderão tomar café no espaço - uma conquista bastante demorada. Aproveito para partilhar com vocês a noticia que lí e me deu uma alegria, como se astronauta fosse. 

Sinto um inexplicável sabor de vitória, um misto de alegria e surpresa. Revivo a mesma emoção daquele julho de 1969, quando aos 10 anos vi o homem pisar na lua!

Viva  os italianos que salvaram os astronautas para todo sempre, servindo-lhes um bom café!
Viva  a primeira cafeteria com tecnologia espacial
Viva dona Samantha Cristoforetti, astronauta italiana que tomará o primeiro espresso fora da terra!

"A partir de 23 de novembro deste ano, a astronauta Samantha Cristoforetti deve entrar para história não só como a primeira italiana a viajar para o espaço, mas também como a primeira pessoa a tomar um café espresso em órbita. Isso será possível graças à máquina ISSpresso, criada especialmente para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A Agência Espacial Italiana e duas outras empresas locais (uma de engenharia aeroespacial e uma fabricante de máquinas de café) desenvolveram o modelo levando em conta que a dinâmica dos líquidos no espaço é diferente da Terra devido à ausência de gravidade. O desenho da ISSpresso também segue rigorosos critérios de segurança."

Fonte: http://goo.gl/KrMMG6








Foto e notícia publicada pela cafeteria Feito a Grão

2 comentários:

  1. Fico desejando que bebam café brasileiro...já que a bandeirinha americana que foi deixada na lua há 45 anos, foi costurada por uma portuguesa, segundo consta!
    Beijos siderais
    Zito
    P.S. Estranhei a ausencia do seu comentário ao meu comentário antonino...

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,
    por cá as coisas andam atrapalhadas. O expediente encurtado pelo horário das partidas tem me deixado ás voltas com prazos e entregas. Me passei!
    Não fui a semana de Portugal conforme prometido e nãome goste menos por isso.
    Bjs, vou comentário já
    Beijos juninos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.