25 de dez. de 2017

...e o espírito natalino o acolheu

Todos nos estavamos preocupados como seria o Natal.do nosso irmāo sem Joāo...mas o espirito natalino dos seus vizinhos o acolheu e não  fosse a falta de joão, nosso menino feliz, todo o entorno parecia normal. A árvore piscava, os cachorros soltos, e até  vez por outra um sorriso se fez em Wal. 

Um Natal  como se houvesse névoa e estivesse suspenso num tempo sem tempo, aconteceu. Grata sou a estes vizinhos que contribuiram com seu amor.

Segue texto de Walney:
Ceia ou não, penso que seja essa uma das raras noites de Natal em que não cozinhei. A ausência de João ditou a falta demanda,  é certo, mas não deixaria desgosto. Explico: já gostava de cozinhar quando me dei conta do fascínio de  manipular, ajuntar, dar forma e sabor a algo de q se faz na matéria do corpo de quem come - porque de tudo que se come, algo se torna um fragmento da pessoa que come, quiçá d'alguma parte que a acompanha por toda a jornada do corpo. 
Acho q foi lendo "como água para chocolate" q assim percebi (ou vendo porque filme e livro são, como poucas vezes, semelhantemente magníficos). Desde esse arremedo de epifania, preparar e servir alimentos, em especial aas pessoas amadas, se tornou ritual de entrega transcendente, algo quase secretamente sagrado para mim - Mas não é noite sem fartura de alegria, ja disse, posto que também me foi dado pelo Menino Feliz, a família estendida que hoje me acolhe. A razão de não ir à beira do fogo é que simplesmente, nesse acolhimento (ainda) não me coube ser parte da cozinha. Também, ja antecipei que esse não é relato de queixa ou falta, mas faltava explicar q O MILAGRE FOI MUITISSIMO MAIOR, E TAMBÉM O FOI PELO MAGNO TOQUE DE JOÃO. 

Sendo noite de tradição, não deixaria de lado o qUE aprendi em menino, não sabendo chegar "de mão pura" numa mesa a qUE nos convidam. Em singelo e simbólico ato reuni modestos frios em um suporte de louça qUE há muito me acompanhava e escolhi fazer de outros hoje. O MILAGRE MAIOR? CEBOLINHA E TOMATE VIERAM A EXISTIR PORQUE A TERRA FOI ARADA E SEMEADA A QUATRO MÃOS, assim, #joaoepapai, #papaiejoao #semprejuntos, agora e para sempre são muito mais dois corpos irmanados em amor. DE FATO E EXATAMENTE, TAMBÉM EM CARNES E OSSOS, #somosmuitos e #naosomossos.

Isso é amor, Shanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.