9 de ago. de 2013

Peras com queijo da Serra da Estrela no café da manhã.


Para um dia que começou torto e conturbado, nada melhor que um bom café da manhã e a Providencia  Divina, que tarda, mas não falha, trouxe o meu agorinha às 10h. Um manjar dos Deuses ofertado por Zito Azevedo e complementado por seu irmão, não menos gentil, Tuta Azevedo.

Hoje a minha filha tinha exames complexos, o horário estava apertado, e um bendito contrataste exigiu que tudo fosse remarcado para próxima segunda, quando será internada por medida preventiva. Já viu, que o café foi para o espaço, o humor para dedão do pé e a cabeça ferveu que nem chaleira.

Recomposta ou pelo menos tentando, segui para o trabalho ainda sem tomar o café da manhã e, por um sopro dos anjos, resolvi dar uma olhada no blog, antes de iniciar a correria do dia e lá estava postado o meu café da manhã, traduzido em fotos de variedades de peras, algumas  que nem conheço e com a devida dedicatória para mim. Além do post, os comentários dos irmão Tuta e Zito completavam a cena, com Tuta a sugerir um queijo da serra para acompanhar e Zito a por dúvidas se eu o encontraria aqui no Brasil.

Gente, meu café veio de Sintra – Portugal!

Respondi  aos meus gentis amigos com a mais pura verdade do meu coração :

Bem, não sei o que mais faz água: - a minha boca, pelas imagens das peras ou os meus olhos pela homenagem!
Meus meninos, vocês enchem meu dia de alegria, obrigada.

Costumo comer peras à  noite na cama, enquanto espero conversas pelo vidro, que nem sempre acontecem. As peras  me acalmam e me adoçam.




Quanto ao queijo, aqui temos um assemelhado que se chama Serro e cuja receita veio daí Serra da Estrela no século XVIII e segundo registros, é mais úmido e também mais ácido. Nunca o comi.
 
Como as peras com gorgonzola.  Aliás,  um dos risotos que adoro é o de peras com gorgonzola, servido na Cafeteria Feito a Grão, que fica na Livraria Saraiva, aqui em Salvador.

Uma junção perfeita, livros, café, pera e queijo. Melhor que isto só Zito, completado por Tuta, para começar o dia!

Obrigado e doravante  todas peras terão  sabor de amizade, cuidado e carinho!!
 
 
 
blog : arrozcatum.blogspot.com
Do Mundo para o Brasil, na pessoa da amiga Nouredini, de S.Salvador da Bahía, apreciadora de peras, entre outros prazeres!

 








 


 

3 comentários:

  1. Eu e o meu mano ficamos orgulhosos de ter feito aumentar em si a apetencia pelas peras que, de ora àvante, passarão a ser mais um testemunho do carinho e do respeito mútuos que nos identificam, de ambos os lados do Atlantico imenso que nos separa mas não nos afasta!
    Bjs frutados,
    Zito

    ResponderExcluir
  2. Olá! Olá!

    Claro que encontrei as palavras para mim dirigidas no blog do Zito. Obrigada! E encontrei também no meu blog. (mais outro obrigada ainda maior.)
    Já coloquei a foto, e escrevi duas lérias à pressa, porque o meu marido queria comer durante o interválo do jogo de futebol, era o Benfica... Eu não queria deixar o post incompleto, e coloquei, mas depois do jantar ainda fui corrigir.
    Beijinho, bom sábado, e bom Domingo.
    Dilita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua visita é um prazer e grande alegria. Aliás, tenho tido o prazer de conhecer belas pessoas através do amigo Zito.
      ...mas volte que vou passar um cafezinho para tomarmos enquanto conversamos.
      Beijos e obrigada.

      Excluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentáro, enquanto passo nosso cafezinho.